quarta-feira, 5 de agosto de 2009

PERGUNTAS E RESPOSTAS


Qual foi a bebida que deram para Jesus enquanto Ele estava na cruz?

No momento da agonia final, Jesus diz: “Tenho sede.” Um dos soldados que faziam a guarda da crucificação deu-Lhe de beber um líquido a base de vinagre. Este líquido se chamava posca, uma bebida de água e vinagre que fazia parte do equipamento dos soldados romanos (na realidade soldados que serviam ao império romano, a maioria recrutada em outras terras dominadas).

Muitas pessoas, ao lerem os Evangelhos sem conhecer a realidade histórica da época, crêem que o ato de dar vinagre a Jesus foi uma última maldade dos romanos. A realidade não é esta. É certo que aqueles soldados tinham ódio dos Judeus e que judiaram muito do Mestre. Mas, naquele momento final, de grande sofrimento, um desses soldados ouvindo Seu apelo resolveu ter um ato de caridade.

Esta bebida também já serviu para muitos que gostam de fantasias e não se importam em falsear a verdade. Uma das teses fantasiosas é de que esta bebida seria, na realidade, um líquido que daria a Jesus a aparência de morto, mas sem morrer. Aqueles que fazem esta afirmação não oferecem nenhuma prova confiável. Isto mostra que o ser humano tem uma tendência de procurar soluções fantásticas onde existe apenas um ato corriqueiro e belo de um soldado, que tem um pouco de piedade de quem está morrendo e que lhe dá uma pequena parte de sua ração líquida.

“Jesus disse: “tenho sede.” Havia aí uma jarra cheia de vinagre. Amarraram uma esponja ensopada de vinagre na vara, e aproximaram da boca de Jesus. Ele tomou o vinagre e disse: “Tudo está realizado.” (João 19: 28,30)

Nenhum comentário:

Postar um comentário