domingo, 9 de agosto de 2009

PERGUNTAS E RESPOSTAS


Como Jesus lidava com a escravidão e a servidão?

A escravidão e a servidão são fatos tristes na história da humanidade. Mas, na época de Jesus eram fatos simples e corriqueiros. O sonho dos homens livres era ter escravos. O sonho dos escravos era serem livres e terem escravos para serví-los.

Mas Jesus não foi um homem qualquer que teve seus atos e pensamentos dirigidos pela cultura da época. Ele sabia que Sua mensagem e Seus atos serviriam como exemplo por milhares de anos. É por isto que Jesus jamais discriminou um escravo, uma mulher, um leproso, um membro de outra religião.

Jesus curava e pregava aos escravos. Lidava com eles com o mais absoluto respeito e tratava-os como iguais.

Seu exemplo, que infelizmente não foi seguido por muitos que se diziam Cristãos, foi simples e objetivo: a sociedade discrimina, mas EU não.

São fatos como estes que provam a superioridade moral de Jesus. Use a razão: se uma pessoa é proprietária de escravos ou de servos, podemos acreditar em tudo o que ela fala ou escreve? Claro que não. No ato de aceitar ser senhor de escravos já está demonstrado o quanto esta pessoa ainda precisa evoluir e crescer moralmente.

5 Estava Jesus entrando em Cafarnaum , quando um centurião se aproximou dele e lhe suplicou 6 nestes termos: "Senhor, o meu servo está deitado em casa, paralisado, e sofrendo terrivelmente". 7 Jesus lhe disse: "Irei eu curá-lo?" 8 Mas o centurião prosseguiu: "Senhor, eu não sou digno de que entres sob o meu teto; dize somente uma palavra e meu servo será curado. 9 Também eu estou sujeito a uma autoridade, tendo soldados sob as minhas ordens, e digo a este: ‘Vai’ e ele vai, àquele: ‘Vem’ e ele vem, e ao meu escravo ‘Faze isto’ e ele o faz". 10 Ao ouvi-lo, Jesus encheu-se de admiração e disse aos que o seguiam: "Em verdade , eu vos digo, em ninguém de Israel encontrei tamanha fé. 11 Ora, eu vos digo, muitos virão do nascente e do poente tomar lugar no festim com Abraão , Isaac e Jacó no reino dos céus, 12 ao passo que os herdeiros do Reino serão lançados nas trevas , lá fora, onde haverá choro e ranger de dentes ". 13 E Jesus disse ao centurião: "Volta para casa! Como acreditaste, assim te seja feito". E o servo ficou curado naquela hora. (Marcos 8:5,13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário